PONTOS TURÍSTICOS
Cachoeira de Ipiabas
São duas quedas formadas pelo Rio das Flores. A primeira tem aproximadamente 3, 5 m de altura e a segunda quase 5 metros. As quedas formam piscinas naturais. A vegetação em torno, composta de grandes árvores, completam a paisagem.
Pedra do
Gavião
Lugar perfeito para contemplar a Natureza com vista em 360º. Para os mais ousados, o paredão, de cerca de 100 m de altura, é uma excelente opção para a prática de rapel. O caminho até a pedra é feito pela antiga estrada de ferro.
Túnel da Rede Mineira de Viação
Construído, a pedido da Rede Mineira de Viação, para facilitar o transporte no trecho Barra do Piraí x Ipiabas e o escoamento do café do sul de Minas ao Rio de Janeiro. Inaugurado em 1883 foi escavado por mãos escravas em uma rocha de cerca de 250 metros de altura.
Casarão da Antiga Remonta
Era neste casarão, datado de 1874, que a Guarda Imperial realizava a troca dos animais cansados das longas viagens. Em 1930, já pertencendo ao Exército Brasileiro funcionou como Quartel da Remonta.
Igreja de Nossa Senhora da Piedade
O famoso Capitão Mata Gente a construiu em 1850 com a intenção de conquistar um título de nobreza. Uma característica dessa igreja é a ausência de altares laterais.
Mirante de Ipiabas
O Mirante de Ipiabas está localizado nas proximidades do portal de entrada do distrito. É um lugar ideal para uma parada, onde você pode tirar lindas fotos e desfrutar de um momento tranquilo apreciando a deslumbrante vista da Serra de Ipiabas.
Avião do Metaverso
Fazenda Prosperidade
Construída nas primeiras décadas do Século XIX, a fazenda está localizada no quilômetro 7 da estrada de subida entre Barra do Piraí e Ipiabas, a RJ 137. Seu primeiro proprietário, Antonio Gonçalves de Moraes, foi o fundador do povoado de São Benedito, que deu origem a cidade de Barra do Piraí. A fazenda possui uma visita guiada para curtir o clima bucólico e conhecer mais sobre a história do Ciclo do Café e do povoamento do estado do Rio. Ao fim do tour, você ainda aprecia o lanche caseiro acompanhado daquele cafezinho fresco e aproveita para conhecer o artesanato familiar local.